Dicas básicas para se manter hidratado

Com 60% de água, o organismo humano se mantém hidratado e disposto para as diversas funções e tarefas desempenhadas durante todo o dia. Porém, quando ocorre queda nesse percentual, você pode acabar se sentindo mal. Então, em atividades como escalada, caminhada, esqui, corrida e pedalada, por exemplo, é importante se hidratar corretamente, para se manter bem, evitando problemas.

Devo beber quanto de água?

Definir uma quantidade de água a ingerir por dia é muito pessoal e varia de rotina para rotina, já que depende de inúmeros fatores. Intensidade, duração, clima, idade e peso são algumas condicionais.

No geral, beber meio litro de água por hora, quando estiver em exercício de nível moderado, em uma temperatura amena, é uma boa recomendação. Vale lembrar que a quantidade de água ingerida deve variar conforme a temperatura e a intensidade de sua atividade.

Além disso, ingerir uma grande quantidade de água é difícil, mas, ao se tornar um hábito, passa a ser muito mais fácil.


Você também vai gostar:


Planeje sua ingestão de água

– Dependendo de onde você estiver, a ingestão de água varia. Em altas altitudes, é muito importante beber água frequentemente (já que você está menos propenso a sentir sede e procurar por água em locais mais altos).

– No inverno, não deixe a água de lado. Você pode não sentir vontade, mas é importante manter-se hidratado tanto em climas frios como em climas quentes.

– Planeje a rota. Se não conseguir levar água suficiente, planeje uma rota que irá leva-lo a alguma fonte onde você possa beber água e/ou encher sua garrafa.

– Utilize protetor solar para evitar desidratação. Roupas com proteção contra raios UV também são recomendadas.

– Não espere sentir sede. Esse já é um sinal da desidratação.

Dificuldade de lembrar a hora de ingerir água?

Uma dica pra quem não consegue controlar a ingestão de água é utilizar um alarme para apitar a cada 20 minutos. Assim, você não se esquecerá nunca.

Observação: esse tempo é pensado para potencializar o consumo. Em vez de beber água com um grande espaço de tempo entre as goladas, tome muitos goles menores para se hidratar continuamente.

Como saber se está hidratado?

Estar ciente dos primeiros traços da desidratação é importante. O primeiro sinal é a sede – sim, a sede é um grito de socorro do corpo, que gera boca seca e falta de energia. É muito fácil confundir esse sintoma com meros efeitos colaterais das caminhadas, mas não é. Acredite!


Fonte:
https://trilhaserumos.com.br/blog/dicas-basicas-para-se-manter-hidratado/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *